Encontro Estadual do CREA SP e FAEASP em Itanhaém

2012-12-08

O Encontro Estadual, promovido pelo CREA SP e pela FAEASP, entre os dias 7 e 8, na cidade de Itanhaém - SP, no auditório da Colônia de Férias do Suarão.

Encontro Estadual do CREA SP e FAEASP em Itanhaém

Evento reuniu Presidentes e Atendentes de Entidades de Classe

O Encontro Estadual, promovido pelo CREA SP e pela FAEASP, entre os dias 7 e 8, na cidade de Itanhaém - SP, no auditório da Colônia de Férias do Suarão.

 

Foto geral, com os integrantes que participaram do Encontro Estadual, em Itanhaém.

Fachada da Colônia de Férias do Suarão, em Itanhaém.

O Encontro reuniu cerca de 500 participantes.

As atendentes e os profissionais que receberam um treinamento especial sobre atendimento, ministrado pela publicitária e especialista em Marketing, Kelly Ribeiro.

Valdir Bergamini, Presidente da FAEASP, Kelly Ribeiro, publicitária e especialista em Marketing e Luiz Roberto Sega, Superintendente de Fiscalização.

Os organizadores do Encontro foram elogiados pela escolha da publicitária Kelly Ribeiro, que logo pela manhã, abriu o ciclo de palestras motivando os participantes.Kelly apresentou um filme, onde uma atriz se apresenta com dezenas de bambolês para lembrar que, no exercício da atividade, o profissional tem que ter Competência e habilidade. Ela também destacou a importância do atendimento que pode ser definida em 7 pilares:

1 - Saber Recepcionar; 2 - Informar corretamente; 3 - Oferecer Orientações; 4 - Fazer um filtro; 5 - Amenizar; 6 - Agilizar e 7 - Pro atividade.

 

Auditório da Colônia de Férias lotado para as atividades do Encontro Estadual.

Uma das partes importantes do Encontro foi o treinamento em Prestação de Contas sobre o repasse da porcentagem da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica para as Associações, pelo CREA SP. O assunto encontra-se disciplinado nas Resoluções 1032/2011 e 1038/2012 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea. A atividade foi dividida em 3 módulos que ocuparam um dia inteiro do Encontro . Os presentes receberam orientações e simulações de casos pelo Superintendente de Fiscalização do CREA SP, eng. Luiz Roberto Sega; o contador José Manuel Sanchez, Superintendente de Controladoria do CREA SP; o Arquiteto e Urbanista Emilio Carlos Martim, Superintendente de Gestão Estratégica do CREA SP, o senhor Nelson Oliveira Silva, Gerente do Departamento de Relações Institucionais do CREA SP, o senhor Fábio Costa Soares, Gerente do Departamento de Contabilidade do CREA SP e o sr. Marcelo Nunes de Assis funcionário do CREA SP para a condução dos trabalhos.

Eng. Vinicius Camba de Almeida, ex-presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém; Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori; Arquiteta e Urbanista Alessandra Curardi Juazeiro Cucorocio, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém e Vice-Prefeito de Itanhaém, Arq. Rui Manoel Alves dos Santos.

Presenças destacadas: Além dos profissionais que ministraram palestras e participaram diretamente do treinamento, o Encontro de Itanhaém recebeu a visita de vários colegas. Muitos foram conhecer a Colônia de Férias da USCEESP, que a partir de agora graças a convênio assinado com a FAEASP e com o apoio do CREA SP estará a disposição de profissionais e funcionários, bem como, de seus familiares. Os interessados em desfrutar deste benefício devem fazer contato com a FAEASP.

Eng. Civ. Luiz Roberto Sega, Superintendente de Fiscalização do CREA SP; Eng. Persio Faulim de Menezes, Diretor Geral da Mútua, Arq. Valdir Bergamini, Presidente da FAEASP e Eng. Egydio Angerami, Diretor Tesoureiro da Mútua.

"A Mútua sente-se muito feliz em ser parceira do CREA SP e da FAEASP neste Encontro Estadual. Caminhamos juntos, com o objetivo de aprimorar o trabalho buscando sempre o que for de melhor para o profissional", afirmou Persio Menezes.

O Encontro Estadual realizado na cidade priana de Itanhaém é o primeiro evento realizado pela FAEASP com a nova diretoria, tendo à frente o Arq. Valdir Bergamini. O evento foi documentado pela ABN TV - Canal 22 – TV Ourinhos, cujo Diretor Presidente, Abner Tinelo é parceiro da FAEASP.

Para o Arquiteto Valdir Bergamini, presidente da Federação, o convênio é mais uma vitória: “Não é apenas a Colônia de Suarão, mas as 4 Colônias de Férias mantidas pela USCEESP e que todos nós poderemos utilizar.” Valdir também ficou satisfeito com o Encontro que segundo ele transcorreu sem incidentes, com uma bela organização e contemplando todos os pontos. As atendentes e os profissionais tiveram muito trabalho mas houve tempo de sobra para o descanso e para a confraternização.

Da esquerda para a direita na primeira fila: Eng. Vinicius Camba de Almeida, ex-presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, Adv. Antony de Araújo Couto, Superintendente Jurídico do CREA SP, Geol. Nivaldo Bosio – Secretário Geral do CREA SP, Presidente da FEBRAGEO, Eng. Alceu Molina, Superintendente de Colegiados do CREA SP e Eng. Civ. Elisabete Rodrigues, Chefe de Gabinete do CREA SP e Vice-Presidente eleita da ABENC e Diretora da ABEA SP. Também estiveram presentes: Eng. . Antonio Luis Roçafa, Diretor Técnico do CREA SP, representando a diretoria do Conselho; Adv. Antony de Araújo Couto, Superintendente Jurídico do CREA SP; Eng. Civ. José Roberto Barbosa Satto, Coordenador União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral Paulista – UALP e Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira; José Eduardo de Paula Alonso, Conselho Diretor da FAEASP e Ex-Presidente do CREA SP; Tecn. José Paulo Garcia, Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo; Persio Faulim de Menezes, Diretor Geral da Mútua acompanhado dos Diretores Ricardo Analha e Egydio Angerami e Miguel Prieto, Assessor do CREA SP.

A delicada questão da Acessibilidade

 

Arquiteto e Urbanista Mário Luiz Nagashima Bergamini abriu o ciclo de palestras no Encontro de Itanhaém. Na foto, com o seu filho Luiz, que motivou a sua especialização.

"Meu filho tem um pequeno problema de locomoção. Isso me levou a olhar de maneira diferente para a questão da acessibilidade. Com o tempo passei a me dedicar de corpo e alma a essa historia porque descobri que é muito grande o número de pessoas que tem algum tipo de problema, na nossa sociedade e, como profissionais, temos que aprender a olhar e planejar para elas também", explicou o arquiteto que apresentou uma palestra emocionante destacando o trabalho que realiza, na AERO - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ourinhos, em prol da acessibilidade.

Mario Luiz é é Diretor da AERO e formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Marília.Foi Inspetor Chefe do CREA SP em Ourinhos entre os anos de 2006 e 2008 e Conselheiro do CREA SP entre 2009 e 2011.

Acordo com o IBAPE garante cursos para os profissionais

Foi assinado um Protocolo de Intenções com o IBAPE - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias d e Engenharia de São Paulo e um Termo de Compromisso para a transferência da propriedade do imóvel onde está sediada a unidade do CREA SP e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém.

No acordo de parceria firmado entre o CREA SP, o IBAPE e a FAEASP, o IBAPE fica responsável por ministrar cursos de aprimoramento aos profissionais.

 

Sob o olhar atento do Presidente da FAEASP, o Presidente do CREA SP assina o Protocolo com o IBAPE.

 

Valdir Bergamini, Presidente da FAEASP assina o termo de parceria com o IBAPE e o CREA SP, observado pelo Diretor Financeiro da Mútua, Egydio Angirani Filho.

Eng. Marcelo Rossi Camargo Lima, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE, assina o termo com o CREA SP e a FAEASP. "O IBAPE é parceiro do CREA SP. Sabemos da preocupação do Kurimori, no CREA SP, para oferecer aos profissionais, cursos de atualização, de reciclagem e especialização que possam lhes dar melhores condições de disputar o acirrado mercado em que todos nós estamos inseridos", afirmou Marcelo. 

Centro de Capacitação em Itanhaem

 

Momento em que o Vice-Prefeito de Itanhaem assina o Termo de Compromisso com o CREA SP para a transferência do imóvel que abriga a Unidade do CREA SP e a Associação dos Profissionais de Itanhaem. O Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori, em pé, acompanha a assinatura do documento. Ao fundo, na tribuna, o Jornalista Paulo Roberto Machado, Mestre de Cerimônias do evento. Uma das cláusulas do acordo é o compromisso do CREA SP em construir no local, o Centro de Capacitação dos Profissionais da Área Tecnológica. Esse centro - Kurimori pretende construir vários no Estado de São Paulo - faz parte do seu Plano de Ação para o Novo CREA SP. O Centro será um local moderno, com auditório e recursos multi mídia e de tecnologia de ponta que irá colaborar com os profissionais e a sociedade pois os espaços serão colocados à disposição das entidades parceiras e da sociedade em geral. 

Arquiteta e Urbanista Alessandra Curardi Juazeiro Cucorocio, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, assina o Termo de Compromisso com a Prefeitura de Itanhaém e o CREA SP.

O Novo Modelo do CREA SP

O Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori aproveitou o evento de Itanhaém para fazer uma prestação de contas do primeiro ano da sua gestão. Kurimori explicou a situação financeira em que recebeu o Conselho, os compromissos assumidos e o trabalho incansável que está realizando no sentido de modernizar a máquina do maior Conselho de Fiscalização.

“O CREA SP tem um grande orçamento e um grande quadro de funcionários. O que estamos querendo é criar as condições para que ele seja realmente a cara dos nossos profissionais. Vamos padronizar as nossas unidades, criar espaços para os profissionais e colocar o Conselho na era da modernidade, dentro do ambiente web”, afirmou o Presidente.

Kurimori detalhou os procedimentos que foram adotados até aqui para transferir os dados da antiga plataforma existente, a conhecida Bull, para a novidade que foi a entrada em operação da CREA Net. “Ao todo serão mais de 30 bilhões de informações que estarão disponíveis no novo sistema. Vamos digitalizar todos os documentos e colocar o nosso Conselho no ambiente web de tal maneira que o profissional, em qualquer lugar do mundo, com um micro e conexão à internet, poderá nos acessar e resolver seus problemas. Seremos cem por cento eletrônicos”, explicou o Presidente.

 

Abertura Solene do Encontro Estadual na cidade de Itanhaém

 

Da esquerda para a direita:Eng. Marcelo Rossi Camargo Lima, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE; a Arquiteta e Urbanista Alessandra Curardi Juazeiro Cucorocio, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém representando a UALP - União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agronomos do Litoral Paulista; Eng. Civ. Egidio Angerami, Representante da Mútua e Presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Osasco; Arquiteto e Urbanista Valdir Bergamini, Presidente Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAEASP e Presidente da Associação dos Engenheiros da Região de Ourinhos – AERO; engenheiro Francisco Kurimori, Presidente do CREA São Paulo; Vice-Prefeito de Itanhaém, Arq. Rui Manoel Alves dos Santos; Arquiteto e Urbanista Reginaldo Peronti, Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de SP e Presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos, representando o Arquiteto e Urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo e o Engenheiro Pedro Katayama, Vice-presidente do CREA São Paulo, Vice-presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAEASP e Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba.

Acesse aqui a Galeria de Fotos do Evento

Reportagem: Jorn. Paulo Roberto Machado O Ferraz

Fotos: Gustavo Fernandes - Comunicação - CREA SP